• Notícias
  • FIDCs e FIC FIDCs são incluídos no convênio com a ANBIMA para análise prévia de ofertas

FIDCs e FIC FIDCs são incluídos no convênio com a ANBIMA para análise prévia de ofertas

21 Mai 2025

A ANBIMA e a CVM anunciaram a ampliação da matriz de ofertas públicas que podem ser analisadas diretamente pela ANBIMA, como parte do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. A partir de agora, as emissões de FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) e FIC FIDCs (fundos que investem em cotas de FIDCs) passam a ser elegíveis para análise pela ANBIMA.

O Acordo de Cooperação Técnica mantido pela ANBIMA com a CVM, permite que os participantes de mercado enviem os documentos de ofertas para análise prévia da ANBIMA, para que as ofertas sigam o rito de registro automático da CVM, tornando o processo mais célere e eficiente.

 A inclusão dos FIDCs e FIC FIDCs atende a uma demanda crescente do mercado por mais agilidade nesses processos, especialmente em um contexto em que a Resolução CVM nº175 que permitiu que esses fundos fossem oferecidos ao público em geral.

Com essa alteração, a análise feita pela ANBIMA dispensa a necessidade de revisão inicial pela CVM, o que agiliza significativamente o processo de registro das ofertas públicas, sem comprometer a segurança ou o acesso ao público-alvo.

Essas novidades se somam à inclusão dos Fiagros como uma categoria única na matriz de análise da ANBIMA, após a entrada em vigor da Resolução CVM 214, que trouxe uma regulamentação específica para esses fundos.

Desde 2008, ANBIMA e CVM mantêm um acordo de cooperação voltado à análise de ofertas públicas, que foi atualizado em 2022 com base nas Resoluções CVM 160 e 161, e agora recebe essa nova expansão, reforçando o compromisso de ambas as entidades com o desenvolvimento do mercado brasileiro.

 

Escrito por:

Luiza Bachega, Sophia Sebti e Thaisa Menzato

 

Referências bibliográficas: 

https://www.anbima.com.br/pt_br/noticias/cvm-e-anbima-atualizam-matriz-de-ofertas-publicas-prevista-em-acordo-de-cooperacao-tecnica.htm 

 

 

Nossos Endereços

São Paulo
  • Rua Hungria, 1240 – 3º Andar
  • Jardim Europa – São Paulo, SP
  • CEP 01455-000
Fale Conosco
  • +55 (11) 3018-4200
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


2021 © Monteiro Rusu - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Salvador
  • Av. Sete de Setembro, Nº 2631, 9º Andar - Edifício Space Vitória

  • Salvador-BA

  • CEP 40080-003

Contact Us
  • +55 (11) 3018-4200
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


2021 © Monteiro Rusu - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade